Campus Porto Nacional realiza Colação de grau de cursos superiores

O evento aconteceu no dia 08 de abril no hall da instituição.

Depois de tantos desafios enfrentados ao longo dos semestres que formam a graduação, alunos de licenciatura em Computação e de tecnologia em Logística estiveram no Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), para participarem da sessão solene de outorga de grau aos formandos dos cursos superiores da instituição.

Para compor a mesa de honra, a técnica em Assuntos Educacionais Marilene Dantas Sepulvida, como mestre de cerimônias, convidou a diretora-geral do Campus Porto Nacional, Lilissanne Marcelly de Sousa; o coordenador da licenciatura em Computação, Rafael Miranda; o coordenador de tecnologia em Logística, William Brasil Sobrinho; o paraninfo da turma de Logística, Edilson Leite; o paraninfo da turma de Computação, Jânio Carlos Silva; a patronesse da Computação, Kenya Lopes; e, a professora Lucivânia Gloria, representando o patrono de Logística, Leandro Maluf.

Em seguida, aplaudidos pelos familiares e amigos, os formandos da noite desfilaram pelo tapete vermelho. Após a execução do Hino Nacional e a abertura da sessão solene realizada pela diretora Lilissanne, seguiu-se para a leitura dos juramentos, feita pela aluna Dathielly Rocha de Souza, da licenciatura em Computação, e pelo aluno Rodrigo Gomes Parente, de tecnologia em Logística. Assim, os formandos estavam aptos a receber a outorga de grau das mãos da diretora-geral, representados pelos alunos Roberto Figueiredo Rodrigues e Augusto Cesar Medeiros.

O licenciado em Computação Whallas Paslandim de Assis foi o escolhido para a função de orador da turma. Em seu discurso, lembrou dos momentos de luta para essa conquista, falou sobre os professores que trabalharam com eles no Programa Instituicional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e salientou a importância da persistência para se chegar ao sucesso: “com determinação, alcançaremos todos os nossos objetivos”.

Do curso de Logística, o escolhido foi o formando Wgleno Cerqueira Mota. No papel de orador da turma, rememorou as impressões iniciais dos alunos em relação ao curso, as reclamações e também como aprenderam a gostar dessa “tal de Logística’, com seus desafios de cálculos, gestão, tempo, transporte, entre outras coisas. Depois de falar sobre as expectativas com os próximos passos da turma, finalizou: estamos aqui hoje porque somos vencedores.

Na sequência, os coordenadores dos cursos se dirigiram aos formandos para desejar boa sorte nas próximas etapas e incentivar a busca pelas pós-graduações. Os paraninfos também conversaram com os alunos. O professor Jânio ressaltou que esse é um momento de homenagear os familiares que, muitas vezes durante a graduação, tiveram que abrir mão da presença do aluno para que ele pudesse estudar. Já o professor Edilson lembrou da trajetória das professoras do Campus Porto Nacional, Lucivânia Gloria e Luana Quadros, que são ex-alunas da instituição, para mostrar que, se buscarem uma pós-graduação, também é possível que eles sigam o mesmo caminho.

Em continuidade à cerimônia, os alunos homenagearam os professores Edilson Leite, Lilissanne Marcelly, Rosinete Libânio e Leandro Maluf, representado pela professora Lucivânia.

Para encerrar a solenidade, a diretora Lilissanne parabenizou os formandos por mais essa etapa vencida e acrescentou: “Com todas as dificuldades que enfrentamos no país, nós nos alegramos muito com um dia como esse, pois é um privilégio conquistar uma graduação numa instituição pública e de qualidade”.

{gallery}Colacao-sup-2017{/gallery}